Na terça-feira (25) foi promovido o encontro para multiplicação e envolvimento dos diversos eixos participantes no Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses no município de São João del-Rei.
Estiveram presentes neste encontro representantes do Setor de Endemias, Atenção Primária, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Enfermeiros das UBS/ESF, Laboratório Epidemiológico, Unidade de Pronto Atendimento e Gestão Municipal de Saúde.
Com a finalidade de apresentar a estrutura do Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses a todos os representantes dos eixos temáticos envolvidos na implementação do mesmo. Estes profissionais formam a rede assistencial para o enfrentamento das arboviroses no município.
Portanto, há uma necessidade de estarem envolvidos e participarem de todo o processo do plano de contingenciamento, apresentando: dúvidas, sugestões, dificuldades e ideias. Este encontro também foi fundamental para esclarecer a participação de todos no plano.
O Plano de Contingência é um documento elaborado com o intuito de auxiliar a Prefeitura Municipal de São João del-Rei como uma respostas às epidemias de Dengue e/ou Zika e/ou Chikungunya. Condição esta que pode determinar sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e à economia local.
Dessa forma, o documento apresenta o planejamento de ações a serem adotadas pelas diversas áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde no intuito de conter a transmissão das doenças Dengue, Zika e Chikungunya em São João del-Rei, e pretende diminuir a probabilidade de ocorrência de casos graves, e por consequência, os óbitos decorrentes destas doenças.