O formato de disputa do Campeonato Mineiro 2023 foi aprovado, nesta segunda-feira (24), em Conselho Técnico pelos representantes dos 12 times participantes. A principal mudança é que os clubes serão divididos em três grupos, com quatro em cada. Em vista disso, as equipes enfrentarão apenas os adversários das outras chaves.
Em 2023, o Mineiro começará em 21 de janeiro e a primeira fase da competição será divida em oito rodadas, avançando apenas os líderes e o melhor segundo colocado. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e de volta, diferentemente da temporada de 2022 em que a decisão do campeonato ocorreu em jogo único.
O Athletic Club, atual campeão mineiro do interior, está no Grupo A, junto com o Atlético-MG, Pouso Alegre e Villa Nova. O Grupo B é formado pelo América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL. Já no Grupo C estão Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga.
Segundo o Diretor de Futebol do Athletic, Fábio Mineiro, a expectativa com o início do Estadual e a disputa da Copa do Brasil é que o time demonstre um desempenho superior ao alcançado em 2022. “Que a gente possa ter um ano ímpar e de muitas vitórias. A nossa torcida pode esperar muito empenho, dedicação e comprometimento”, reforçou Fábio.
Pela primeira vez na competição, todos os jogos, desde a fase classificatória, terão o recurso do árbitro de vídeo (VAR), que será custeado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Na próxima temporada, o Troféu Inconfidência será mantido, sendo disputado em semifinal e final entre quarto e oitavo colocados gerais da primeira fase.