“Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Este é o tema DE 2022 da festa em honra à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é celebrada em 12 de outubro. A data é feriado nacional e tem um significado especial para os fiéis católicos que costumam pagar promessas e agradecer por alguma graça alcançada, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior de São Paulo.
Na região, a comunidade de César de Pina – distrito de Tiradentes – promove todos os anos, uma festa em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 2022, o Lema é: “Unidade e Comunhão são valores essenciais na vida Cristã”. A programação, coordenada pelo Padre Antônio Claret Albino, se estenderá até o próximo domingo (16).
PROGRAMAÇÃO:
– Nesta terça-feira (11): às 19h30 haverá a celebração da Santa Missa e Novena com a participação do Setor de São Cristóvão.
– Dia Festivo – quarta-feira (12): às 10h está marcada a celebração da Santa Missa e Primeira Eucaristia dos alunos da catequese local. Na parte da tarde, às 17h, haverá uma procissão motorizada saindo da igreja, seguida da celebração da Santa Missa com coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Logo após, os fiéis poderão participar das festividades com um Leilão de Gado.
– Quinta-feira(13): 19h – Tríduo a São Geraldo.
– Sexta-feira (14): 2º dia do Tríduo e Santa Missa.
Sábado (15): 3º Dia do Tríduo e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
– Próximo domingo (16): Rasoura com a imagem de São Geraldo. Almoço e sorteio de prêmios, com compra de ingressos.
Inicialmente, a devoção à Nossa Senhora Aparecida começou com os pescadores. Isso porque a imagem foi descoberta nas águas do rio Paraíba, há mais de trezentos anos, em 1717. A imagem foi colocada sobre um altar improvisado e os pescadores começaram a rezar o terço aos pés da Virgem. Desde então, começaram os relatos das graças alcançadas por eles. A devoção se espalhou, atingindo milhões de pessoas ao longo dos séculos e a Virgem foi proclamada padroeira do Brasil em 1930, após um decreto do papa Pio XI. A Virgem também é conhecida também como protetora das grávidas e dos recém-nascidos, muitos fiéis pedem a sua intercessão para os filhos e durante a gestação.