Minas GeraisNotíciasSaúde

MG REGISTRA ALTA DE CASOS E BAIXA COBERTURA VACINAL DE MENINGITE EM 2022

FOTO: BANCO DE IMAGENS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais publicou dados parciais sobre a meningite no Estado. Os números atingiram o maior patamar dos últimos dois anos. O levantamento foi feito de janeiro a junho deste ano e já aponta a incidência de 465 casos da doença. Em todo ano de 2021, foram 459. Em São João del-Rei, foram apenas duas confirmações.

Ainda segundo as informações divulgadas pela pasta, nos seis primeiros meses deste ano, foram 71 mortes pela doença. Destas, 28 ocorreram em decorrência de meningite pneumocócica e meningocócica, que podem ser evitadas ao se vacinar. De janeiro a dezembro do ano passado, foram 51 óbitos. 

Outro dado que desperta atenção é a baixa cobertura vacinal. Em 2022, o público atingido pela vacina representa apenas 74% do total, segundo a SES. Em 2019, essa cobertura era de 91% do público com menos de um ano.

As vacinas contra a Meningite Bacteriana são consideradas a medida mais eficaz e segura para evitar casos graves e sequelas da doença, que incluem amputações, surdez ou cicatrizes e até mortes.

Na rede pública, o imunizante pode ser tomado gratuitamente a partir de 6 semanas até os 5 anos de idade. Neste ano, por conta do risco da doença ter se crescido significativamente, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para adolescentes de até 15 anos.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Minas Gerais