CidadeNacionalNotícias

PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM MANIFESTAM EM SJDR CONTRA A SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL

FOTO: VÍCTOR FONTES

Um grupo de manifestantes se reuniu para protestar contra a suspensão do Piso Salarial dos enfermeiros, na manhã desta quarta-feira (21). O movimento começou no Coreto, na Av. Presidente Tancredo Neves, seguindo para o centro histórico de São João del-Rei. E houve a presença de profissionais da saúde e estudantes de enfermagem de toda a região.

O ato foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde e pela Federação Nacional da Enfermagem, e também com a participação do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto por diversas entidades do país e por algumas a nível estadual, já realizou uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ainda haverá uma outra reunião com os demais partidos. O resultado desses encontros influenciará diretamente na reação da classe.

José Raimundo Dias, um dos líderes sindicais presentes na manifestação de hoje, destacou que o movimento é devido à suspensão do Piso Nacional de Enfermagem e da inconstitucionalidade da lei. Ele também explicou sobre as esferas envolvidas e a situação atual da categoria. 

Na liderança do movimento na região, José Raimundo destacou que os municípios de menor porte estiveram agregados ao ato em São João del-Rei que reuniu cerca de seis cidades. E ressaltou que a paralisação não traz prejuízo para a população, sobretudo nos setores de urgência e emergência, devido a garantia de 50% da presença de profissionais nos atendimentos, visto que a lei prevê apenas 30%.

A mobilização, que acontece em todo o Brasil, requer a atenção do Congresso Nacional, para a liberação do repasse de verbas, às instituições públicas e filantrópicas, e  cumprir a Lei 14434, aprovada no dia 4 de agosto de 2022. A lei determina a remuneração mínima fixada em R$4.750,00 para enfermeiros, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cidade