NacionalNotíciasSaúde

ANVISA APROVA REGISTRO DE PRIMEIRO TESTE CONTRA A VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

FOTO: INTERNET

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta última terça-feira (20) o registro do primeiro teste rápido para o diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil. Fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o chamado “kit molecular multiplex” servirá para a identificação clínica de infecções com sintomatologias semelhantes às provocadas pelo monkeypox. 

Serão detectadas regiões genômicas dos tipos orthopox, monkeypox e varicella zoster. Segundo a Anvisa, a disponibilidade do kit depende da produtividade da Fundação. A análise para a aprovação do teste pela agência reguladora durou 39 dias.

Além disso, nos próximos dez dias chegarão ao Brasil cerca de 50 mil doses da vacina Jynneos, usada contra a varíola dos macacos. A princípio, o imunizante será aplicado em pessoas que tiveram contato com material contaminado pela doença e em grupos de maior risco.

Também já chegou ao Brasil um “vírus-semente” que será a base para a produção de um imunizante nacional contra a doença. A vacina contra o vírus está sendo estudada e poderá ser produzida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Nacional