No dia Mundial da Limpeza, comemorado em 17 de setembro, o Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de São João del-Rei em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, realizam a campanha “São João del-Rei + limpa”.
A coleta começou nesta (15), saindo às 8 horas da manhã da praça do bairro Matosinhos, seguindo para os bairros: Tijuco, Bonfim, Guarda-mor e Alto das Mercês. Nos pontos de coleta, os moradores poderão descartar até as 9h, os lixos que o caminhão de coleta não recolhe normalmente.
A iniciativa tem o objetivo de recolher resíduos que o caminhão de coleta urbana não consegue apanhar devido ao grande volume e tipo de material. A ação também ajuda a prevenir o descarte indevido, que pode gerar doenças como a dengue, e ajuda a prevenir o aparecimento de pragas urbanas e animais peçonhentos.
Os materiais recicláveis recolhidos serão encaminhados para o ascas, onde os móveis em bom estado serão doados pela a assistência social, o restante coletado, será enviado para o aterro controlado municipal.
O projeto também conta com o apoio do 11º Batalhão de Infantaria de montanha, UFSJ, Secretaria de Obras, Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, Ascas, ONG lixo zero e Corpo de Bombeiros, e é aberto para toda a população interessada em ajudar.
No dia 17 de setembro também acontece uma ação de coleta de lixo, realizada pela ONG São João del-Rei lixo zero, na serra do Lenheiro, para preservar as trilhas e a natureza. A saída está marcada para às 8h, de frente a igreja do Senhor dos Montes.
A mobilização é aberta para todo o público, e será realizada em uma trilha plana, com o auxílio de um guia. A organização também irá oferecer luvas e sacos de lixo para os voluntários presentes.