O tradicional fubá de moinho de pedra da empresa Agrivos Produtos Alimentícios Ltda irá compor o cardápio da merenda escolar da Escola Estadual Abeilard Pereira, em Lagoa Dourada, e também de outras escolas da região por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O PNAE é uma oportunidade para os agricultores familiares, com DAP ativa, de fornecerem seus produtos para as escolas estaduais. No início de julho, a Prefeitura da cidade abriu um edital de chamada pública coletiva do PNAE.
Ao todo foram R$146 mil destinados para a agricultura familiar conseguir atender a demanda das escolas estaduais. A Agrivos, empresa que teve o fubá selecionado, investe em novas instalações e equipamentos que mantêm a qualidade nutricional e a segurança alimentar.
Romeu Mendonça, que é proprietário da Agrivos, ressaltou que o diferencial do seu produto está no sabor, na liga que o fubá apresenta e também na cor natural, qualidades devidas aos grãos de milho selecionados.
E ressaltou ainda que: “Os grãos passam por processo de pré-limpeza, depois são triturados e moídos em moinho de pedra, processos que conservam suas propriedades e permitem que a pele seja totalmente retirada através do peneiramento, evitando o gosto amargo dos alimentos preparados”.
O PNAE conta com o apoio da Emater de Minas Gerais, da Secretaria de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Produção Rural e da Vigilância Sanitária para o produtor rural e sua empresa conseguirem o licenciamento sanitário necessário para o fornecimento do alimento.
Este documento atesta que o empreendimento familiar rural atende a todos os requisitos impostos pelos órgãos de fiscalização, estando nos padrões exigidos para a atividade.