
Cerca de 156 milhões de eleitores e eleitoras poderão comparecer às urnas em dois de outubro para escolher seus candidatos. O voto é obrigatório para os brasileiros com idades entre 18 e 70 anos, com exceção dos analfabetos.
Para as pessoas que não sabem ler e escrever, o voto é facultativo, assim como para os maiores de 70 e para quem tem 16 ou 17 anos. No dia das eleições é necessário apresentar um documento original com foto e o título de eleitor em papel ou na versão digital, disponível no aplicativo e-Título.
O eleitor pode consultar a seção eleitoral, o local onde deverá votar, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale lembrar que é proibido portar o celular, máquina fotográfica ou qualquer aparelho de telecomunicação na cabine eleitoral.
As manifestações de convicção política ou ideológica podem ser feitas de forma individual e silenciosa. De acordo com o TSE, o eleitor pode votar usando broche, camiseta ou bandeira de seu candidato ou partido.
Contudo, não é permitido tentar convencer outras pessoas ou fazer aglomerações com uniformes ou meios de identificação de políticos ou partidos. A prática configura boca de urna, com punição de seis meses a um ano de detenção.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão ter o auxílio de um acompanhante na cabine eleitoral, mesmo que não tenham solicitado antes do dia da votação. No caso de deficiência visual, os mesários poderão auxiliar o eleitor ou eleitora sobre o sistema de áudio disponível na urna eletrônica.