
Estudantes têm até este sábado (21) para se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os candidatos devem acessar a página do participante, no site https://enem.inep.gov.br/, preencher as informações e optar entre fazer o Enem impresso ou digital e se preferem inglês ou espanhol, na prova de língua estrangeira.
O pagamento da taxa de inscrição de R$ 85,00, para quem não conseguiu a isenção, deve ser feito até a próxima sexta-feira (27). Neste ano, além do boleto, o pagamento também pode ser feito por meio de PIX e cartão de crédito.
As provas estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro, enquanto a abertura e fechamento dos portões seguem o horário de Brasília. No primeiro dia do exame serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação; e de ciências humanas e suas tecnologias. No segundo serão as provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.
Pela primeira vez, os candidatos vão poder apresentar a versão digital de documentos de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-Título, CNH ou RG digital, desde que abertos no aplicativo e apresentados ao fiscal. Capturas de telas, os chamados prints, não serão aceitas.
Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio em 2022 pode fazer o Enem para concorrer a vagas em universidades públicas e particulares de todo o país. As notas podem ser usadas para acesso ao SISU e ao ProUni. Além disso, também são aceitas em mais de 50 instituições portuguesas de ensino superior.
Os participantes também podem usar o resultado para conseguir financiamento estudantil no Fies.