Trabalhadores nascidos em abril e maio poderão fazer o saque de até R$ 1 mil de contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir dessa semana. Em geral, o dinheiro das contas do fundo só pode ser sacado em situações específicas, como na demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria.
No entanto, para injetar recursos na economia em meio à inflação que tira poder de compra dos brasileiros, o governo liberou saque extraordinário neste ano de 2022. Os valores começaram a ser liberados no dia 20 de abril, para nascidos em janeiro; no dia 30 de abril, os aniversariantes de fevereiro tiveram autorização para saque e, na última quarta-feira (04), o acesso ao dinheiro foi liberado para trabalhadores nascidos em março.
Agora, chegou a vez de mais dois grupos. Nesta quarta-feira (11), o saque fica liberado para cerca de 3,7 milhões de trabalhadores nascidos em abril, enquanto os valores de 3,8 milhões que nasceram em maio serão liberados no sábado (14).
De acordo com a Caixa, ao todo 42 milhões de trabalhadores têm direito ao benefício, com potencial para injetar R$ 30 bilhões na economia. O cronograma de liberação, escalonado pelo mês de nascimento do trabalhador, vai até 15 de junho.
Não é necessário fazer nenhum pedido. Depois de liberado, o dinheiro vai ficar automaticamente disponível para saque até 15 de dezembro. Vale lembrar que os valores não resgatados serão devolvidos para a conta do trabalhador.