O resultado da segunda pesquisa amostral do LIA/LIRAa realizado em 2022 apontou que os indicadores ainda são preocupantes e representam risco à população em São João del-Rei e nos distritos de São Sebastião da Vitória e Rio das Mortes. Os dados foram coletados pelo Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, entre os dias 25 de março e 03 de maio.
O índice de infestação predial de aedes aegypti registrado foi de 2,6% em São João del-Rei e 3,8% no Rio das Mortes, o que classifica ambas as localidades como sendo de médio risco. Já no distrito de São Sebastião da Vitória o índice de infestação predial encontrado foi de 4,4%, classificado como sendo de alto risco.
Após este levantamento são elaboradas ações intituladas de Ações Pós LIRAa, onde o Setor de Endemias promove esforços direcionados para combater os problemas apresentados pelos indicadores da pesquisa.
A primeira medida é realizada durante a pesquisa, onde os focos encontrados são eliminados pelos Agentes e o criadouro é devidamente eliminado ou regularizado. Logo após a conclusão e obtenção do resultado da pesquisa é feita a notificação de todos os proprietários e responsáveis pelos imóveis onde foram encontrados os focos do aedes aegypti.