Foi realizada nesta segunda-feira (2), no auditório do 38º BPM de São João del Rei, a cerimônia de assinatura do protocolo de intenção para viabilizar a implantação da empresa holandesa “Smartkas” no município.
A empresa atua na produção de alimentos e pretende construir 4 estufas tecnológicas, que vão abrigar unidades de produção inteligentes, no entorno do Rio das Mortes, nas proximidades da Colônia do Marçal.
Lembrando que outro ponto da discussão foi a cessão de área lateral à pista de acesso a à UFSJ, precisamente ao Campus Tancredo Neves (CTAN), para construção dos galpões da Smartkas. A área já é utilizada pela Epamig, pelo curso de Zootecnia pelas Engenharias, como campo de experimentos. Parecer da Procuradoria Jurídica não recomenda o uso comercial desse espaço.
A cerimônia de assinatura foi a primeira etapa para implantação das fazendas inteligentes em São João del Rei. As próximas serão a aquisição e preparação do terreno, desenho do projeto, construção e operação. A expectativa da empresa é iniciar as obras ainda este ano, com previsão de término em meados de 2023. Depois disso, poderá ser iniciada a produção dos alimentos.
O investimento total será de 50 milhões de euros. Além disso, a expectativa é de geração de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos, preferencialmente da população local.
Os funcionários passarão por treinamentos e capacitação e o objetivo é que a capacidade de produção seja de 5 a 10 mil toneladas por ano, com faturamento bruto previsto de R$30 milhões até o fim do ano que vem.
Com as informações: G1 / UFSJ