
A primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais começa no domingo, dia 1º de Maio. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos (búfalos) de zero a 24 meses. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos pecuaristas.
Nesta primeira etapa, a expectativa é a de que sejam imunizados 10 milhões de animais em todo o estado com o objetivo de preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio mineiro.
A campanha vai até 31 de Maio. O produtor pode comprovar a vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração que estará disponível em www.ima.mg.gov.br ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor. Uma outra opção será o envio da declaração para o e-mail da unidade do IMA responsável pela jurisdição do município. Em São João del-Rei o e-mail é o: sjdelrei@ima.mg.gov.br.
O prazo para comprovar a vacinação (por meio de declaração) termina em 10 de Junho. Para facilitar a localização da propriedade, recomenda-se o envio do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) na realização desse procedimento.
A movimentação de animais durante as etapas de vacinação continuará seguindo as regras da Instrução Normativa 48/2020, ou seja, propriedade adimplente com a etapa de vacinação em curso poderá movimentar normalmente seus animais.
Lembrando que a febre aftosa é causada por um vírus, altamente contagioso e que pode trazer grandes prejuízos econômicos para os produtores, pois afeta o comércio internacional.
Para mais informações contate a Unidade do IMA de São João del-Rei no telefone: (32) 3372-7790 ou no endereço Rua Santo Elias, número 90 no Centro.
Com as informações: Agência Minas