Após o presidente Jair Bolsonaro lançar no último dia 23 de fevereiro, a carteira de identidade que unifica número de registro pelo CPF, Minas Gerais já se movimenta para emitir o novo modelo do documento. De acordo com a Polícia Civil, responsável pela emissão do documento de identidade no estado, o novo RG deve começar a ser emitido ainda neste semestre.
O órgão informou, por meio de nota, que a nova carteira de identidade está em processo de implantação. O processo licitatório para o serviço ocorreu ainda em novembro do ano passado.
O novo documento será emitido pelos postos de identificação do estado de Minas Gerais, no novo modelo terá a foto impressa diretamente na cédula, que não poderá ser plastificada e terá prazo de validade. Considerando a complexidade de implantação do projeto, a previsão de início da expedição do novo documento é nesse primeiro semestre.
O RG único é um documento que vai reunir todas as informações do cidadão, usando o CPF como número. A nova carteira de identidade será nacional, em modelo único, e terá duas versões: física e digital.
Quem já tem CPF poderá solicitar o RG único e permanecerá com o mesmo número de sempre. Quem não tem inscrição no CPF poderá solicitar ao órgão de identificação local, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.
A emissão da nova carteira de identidade é gratuita. O modelo antigo de carteira de identidade será aceito por até 10 anos para a população que tem até 60 anos. para quem tem mais de 60 anos, o RG antigo será aceito por prazo indeterminado.
Com as informações: O Tempo