Nesta quinta-feira (17), a Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) afastou, por tempo indeterminado, o árbitro Paulo César Zavonelli, que apitou a disputa entre Atlético-MG e Athletic Club, na última terça-feira (15). Na partida, válida pela 7ª rodada do Estadual, o árbitro marcou um pênalti favorável ao clube da casa, que deu origem ao gol de Hulk, marcando 1 a 0 para o Galo.
O lance polêmico aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo, quando o juiz do confronto viu pênalti na disputa entre o atacante Ademir, do Galo, e o zagueiro Sidimar, do Esquadrão de Aço. Vale lembrar que durante esta etapa da competição não há o árbitro assistente de vídeo (VAR).
Em resposta ao ocorrido, na última quarta-feira (16), o Athletic publicou uma nota de repúdio em suas redes sociais. “A falha grotesca da arbitragem interfere não apenas no resultado desta partida específica, mas prejudica todo o trabalho a longo prazo que vem sendo desenvolvido pelo Athletic Club, que tem o Campeonato Mineiro Sicoob 2022 como a principal competição da equipe profissional”, afirma um trecho do comunicado.
Este é o segundo caso de afastamento de juiz no Campeonato Mineiro 2022. O primeiro foi de Ricardo Marques Ribeiro após erros no clássico entre Cruzeiro e América. Os auxiliares do duelo entre Atlético-MG e Athletic não foram punidos. A FMF entendeu que a responsabilidade pela marcação do pênalti foi inteiramente do árbitro.