
O Instituto Federal (IF) Sudeste MG – Campus São João Del Rei promove nesta quinta-feira (10), às 9h, o projeto de ensino para ações afirmativas chamado “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio”, irá oferecer a oficina “Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência contra mulheres”
Esta é a sexta oficina do projeto, a segunda de 2022. O tema revela uma face do machismo estrutural no Brasil, que ignora os direitos e o potencial de vivência da mulher idosa.
A oficina será ministrada pela pedagoga e mestre em Comunicação, Maria José Cassiano de Oliveira. Zezé Cassiano, como é conhecida, é pedagoga, mestre em Educação pela UFMG, professora aposentada pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e idealizadora do programa “Universidade para a Terceira Idade” da UFSJ.
O projeto “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” é coordenado pela professora Alessandra Fernandes e tem objetivo de ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra.
Com isso, a meta é tirar essa parcela da população da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania.
A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberta também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.
As inscrições para a oficina podem ser feitos em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkZpzxatt2QEkHDBirtdMzHsBBmifMQ169U5IiLrAj27q4qw/viewform