Na manhã desta quarta-feira (2), a direção da subsede do Sind-UTE de São João del-Rei por meio de publicação nas redes sociais informou sobre a paralisação dos auxiliares da educação após manifestação realizada no Teatro Municipal, ao qual os profissionais reivindicaram medidas sanitárias de proteção a covid-19 para o retorno presencial.
Segundo a coordenadora da Subsede do Sind-UTE de SJDR, Janaine Ferreira, ”sobre o retorno presencial não tem condições, já que há um déficit de auxiliares educacionais (as cantineiras) que cuidam e limpam as escolas. Ou seja, em todas as escolas municipais está com falta destes funcionários.”
Ainda segundo Janaine, sem esse quantitativo de funcionários não é possível organizar o funcionamento das escolas. Além dos profissionais da educação não terem recebido os materiais de proteção, assim como álcool em gel.
Desta forma a coordenadora do Sind-Ute encerra o vídeo informando: ”Como não tem um protocolo, ou uma diretriz e nenhuma orientação para volta às aulas presenciais, desta forma os auxiliares educacionais estão em greve.”
Em atualização nas redes sociais, o Sind-Ute ainda informa que a greve deve continuar até a administração municipal apresentar uma proposta que aponte a solução da sobrecarga e um calendário de nomeações.