O trabalhador brasileiro já pode consultar se tem direito ao abono Pis/Pasep 2022. O abono é pago para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2020, cumprindo alguns critérios, como ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês e estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos.
Contudo, não têm direito ao abono, mesmo se cumprir os critérios exigidos, os empregados domésticos e os trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física. O PIS, que é destinado aos trabalhadores do setor privado, é pago na Caixa Econômica Federal. As liberações, este ano, começam em oito de fevereiro.
Já o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, começa a ser liberado no dia 15, também do mês que vem. O valor do abono varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou – vai de R$ 101 a R$ 1.212, para quem trabalhou os 12 meses de 2020.
Quem quiser, já pode consultar se e quanto recebe. A consulta pode ser feita por celular, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou por meio da central telefônica 158.