Foi divulgado nas redes sociais do Monsenhor Dirceu a cruz peitoral que irá usar como bispo eleito de Camaçari (BA). A cruz é feita com madeira do umbral da casa de sua avó, dona Luiza.
O símbolo é uma das insígnias episcopais usada pelos bispos que conta de um crucifixo pendendo com um cordão ou em corrente simples. Tal cruz está constantemente diante do prelado, o que serve para lembrá-lo a todo instante de Cristo Senhor Nosso, que morrera por ele no Calvário e a Fé que ele professa com seu próprio sangue.
Sobre a história do uso da cruz peitoral, sabe-se que já para os primeiros cristãos era costume portar algum objeto sagrado que servia para evocar a lembrança de Jesus Cristo, tal como temos hoje os evangelhos, o crucifixo e as solenidades, logo, desde aquela época já havia esta concepção de eles quererem representar a vida de Cristo.
Mais tarde, em tempos à frente, tendo diminuído as perseguições contra todos aqueles que se diziam cristãos e seguidores do caminho, passou-se a usar a cruz no peito, como sinal claro e distintivo de fiel cristão. A partir do século XIII, o uso da cruz peitoral passou a ser um sinal distintivo próprio dos sacerdotes e bispos.
Com as informações: Diocese de São João del-Rei