EconomiaNotícias

GOVERNO COMEÇA A PAGAR EM DEZEMBRO VALE-GÁS PARA FAMÍLIAS CARENTES

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A partir de dezembro, o governo federal começará a pagar um vale-gás as famílias de baixa renda, para compensar a alta do preço do gás de cozinha. O Programa Gás dos Brasileiros foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada e valerá por cinco anos.

O benefício será pago às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou famílias que tenham entre seus integrantes quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As famílias contempladas receberão, a cada dois meses, o valor correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos de gás de cozinha. De acordo com o levantamento, o valor médio do botijão em 2021 é de R$ 102,48. Ou seja, cada família deve receber R$ 51,24 a cada dois meses.

Não é necessário cadastro, já que será usada a base de dados do CadÚnico e do BPC. O governo realizará os pagamentos por meio do Programa Auxílio Brasil.

O vale-gás será pago, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.

Com as informações: Agência Brasil.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Economia