A partir do ano que vem, com a implementação do Novo Ensino Médio, em Minas Gerais, os estudantes do 1° ano terão novidades. As escolas passarão a contar com um horário a mais de aula e com a opção de itinerários formativos, que possibilitará aos alunos focar em saberes de seu interesse.
As mudanças acontecerão de forma gradual em 2022 para o 1º ano do ensino médio, já em 2023 para as turmas do 1º e 2º ano, no ano de 2024 para as turmas de 1º ao 3º ano. As modificações serão para todas as escolas públicas e privadas do Estado que oferecem este nível de ensino.
Dentre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833 horas e 20 minutos para mil horas. Ou seja, os alunos contarão com um sexto horário. Já para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), do ensino médio noturno, as escolas especiais exclusivas, de educação do campo e quilombola, indígenas e do sistema socioeducativo terão matriz curricular diferenciada.
Os estudantes terão aulas das seguintes áreas de Linguagens e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Além de novas modalidades, que serão parte flexível do currículo, sendo eles: Projeto de Vida; Preparação para o Mundo do Trabalho; aprofundamento nas áreas do conhecimento.