O queijo Jacuba, produzido por Maria Teresa Viana Boari, do município de Coronel Xavier Chaves, foi o vencedor do 13° Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2021.
Com mais de 130 queijos participantes, o concurso aconteceu no dia 06 de outubro, no Restaurante Escola do Senac Minas, e foi baseado por julgamento às cegas. Entre os quesitos avaliados, o queijo Jacuba se destacou no aroma e no sabor, com pontuação total de 2.964,8 pontos, de 3.500 pontos distribuídos pelo grupo de 35 jurados.
Os segundo e terceiro lugares da competição foram para queijos produzidos por Reginaldo José Lemos, da cidade de Santa Juliana, e por Reinaldo Antônio de Lima, do município de Araxá.
O Queijo Minas se destaca por ser um dos representantes mais típicos da história mineira, com seu modo de preparo sendo passado entre gerações. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em maio de 2008.