Nesta quinta-feira (21), o Informativo COVID-19/Vertentes, divulgado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE), informou que a média móvel de casos da doença em São João del-Rei é de 18,4 casos por dia. Assim, o município chega à faixa de aceleração da média móvel de casos, após três semanas em estabilidade. De acordo com a pesquisa, o número de casos obteve uma elevação de 25% em relação à média móvel de 14 dias atrás, quando era de 14,7 casos por dia.
Além de São João del-Rei, os municípios da microrregião que apresentam elevação na média móvel de casos são: Barroso, Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e São Tiago. Em índice de redução do número de casos estão os municípios de Bom Sucesso, Dores de Campos, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, São Vicente de Minas e Tiradentes. Os municípios de Conceição da Barra de Minas e Ibituruna tiveram o número de casos zerados. Segundo o NEPE, não foi possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás dos municípios de Coronel Xavier Chaves e Ritapolis.
Vale lembrar que a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga e consiste na média de novos casos registrados nos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a situação de contágio de cada município.
O Informativo COVID-19/Vertentes completo está disponível no site do NEPE (nepeufsj.wixsite.com). Lá é possível verificar a situação específica de cada município. Dúvidas e informações também podem ser enviadas para o e-mail: nepe@ufsj.edu.br.