Nesta quinta-feira (07), o Informativo COVID-19/Vertentes, divulgado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE), informou que a média móvel de casos da doença em São João del-Rei é de 14,7 casos por dia. De acordo com a pesquisa, o número de casos obteve uma redução de 15% em relação a média móvel de 14 dias atrás, quando era de 17,3 casos por dia.
Na microrregião de São João del-Rei, apenas Tiradentes também está em situação de estabilidade na média de casos. Em índice de elevação estão os municípios de Dores de Campos e Madre de Deus de Minas. Já em redução do número de casos estão os municípios de Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Nazareno, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago e São Vicente de Minas. Os municípios de Ibituruna e Ritapolis tiveram o número de casos zerados. O NEPE informou que não foi possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás dos municípios de Piedade do Rio Grande e Prados.
Vale lembrar que a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga e consiste na média de novos casos registrados nos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a situação de contágio de cada município. O Informativo COVID-19/Vertentes completo está disponível no site do NEPE (nepeufsj.wixsite.com). Lá é possível verificar a situação específica de cada município. Dúvidas e informações também podem ser enviadas para o e-mail: nepe@ufsj.edu.br.