NotíciasPlantãoSão João del-Rei

VEREADORES APURAM DENÚNCIA SOBRE ESTOQUE DE ALIMENTOS VENCIDOS NA CASA LAR DO TIJUCO E NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SJDR

Na segunda-feira (12), o promotor de justiça Dr. Adalberto Leite, que atua na Vara da Infância e da Juventude, junto a vereadores da Câmara Municipal de São João del-Rei, visitaram a Casa Lar do Tijuco para a apuração de denúncia sobre a qualidade dos alimentos oferecidos às crianças da instituição. Na manhã desta quinta-feira (15), dando prosseguimento à investigação, quatro vereadores foram até a Secretaria Municipal de Assistência Social, no bairro Matosinhos, para investigar outra denúncia de que o estoque de mantimentos guardados no almoxarifado, inclusive os que poderiam ser encaminhados para a entidade, estariam com prazo vencido.

Em entrevista ao vivo no Jornal das Dez, um vereador que esteve presente confirmou a situação do vencimento dos materiais: “Nós recebemos a denúncia de que no estoque da Assistência Social teria alguns alimentos vencidos, logo após a denúncia da Casa Lar, onde eu e outros vereadores estivemos. Viemos verificar e, infelizmente, nos deparamos com alimentos com a data de validade vencida”, contou.

Outra vereadora, que também acompanha as denúncias, destacou como é a situação atual do estoque. “No almoxarifado, tinha leite vencendo hoje, que a Casa Lar não tinha. Nós precisamos de uma atitude, então vamos para os próximos passos, para as próximas medidas, que é judicializar essa questão”, ressaltou Lívia.  Um terceiro vereador constatou os problemas. “Parece que isso está acontecendo há alguns meses. Os materiais chegam e se perdem, eles vão lá e descartam. Isso é dinheiro do povo, é dinheiro público”, afirmou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Aline Gonçalves, disse que houve uma grande compra de produtos no final do ano passado. “Tentamos estocar, mas como a Prefeitura lida com recursos pequenos, não tivemos a malícia de atentar para a validade quando a mercadoria foi entregue,  os prazos eram muito curtos”, ressaltou a secretária. Ela ainda enfatizou que existe falta de espaço para o armazenamento das mercadorias. “Nós temos uma pessoa que cuida do almoxarifado, mas não estávamos acostumados a lidar com grandes quantidades, então está entulhado um em cima do outro”, explicou Aline, afirmando ainda que a Secretaria tem até a terça-feira (20) para se adequar as determinações impostas pela Vigilância Sanitária, que também foi acionada.

Na quarta-feira (14), o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou parceria com a Secretaria de Assistência Social que resultou em uma “Campanha Solidária” de arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a COVID-19 no formato “Drive Thru”. Questionada pela nossa equipe sobre o destino destes donativos, diante do estoque de alimentos vencidos encontrado na Assistência Social, Aline disse que a dinâmica é diferente. “O que é comprado deve ser destinado para um determinado setor, já o que é doado pode ser usado para a montagem de cestas básicas para serem entregues à comunidade”, salientou a Secretária.

O promotor de justiça da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Adalberto Leite, confirmou a visita à Casa Lar. Segundo ele, “Constatamos que o estoque de mercadorias precisava ser revisado. Produtos, como arroz, pasta de dente e absorvente, estavam com prazo vencido. Não havia carne bovina, frutas, verduras e tinham poucos legumes”, afirmou o promotor.

Dr. Adalberto informou ainda que a secretária de Assistência Social se prontificou a regularizar a situação. “Parece que já retiraram toda a mercadoria que estava com prazo vencido. Eles se comprometeram também a enviarem computadores e contratar um profissional de Pedagogia, além de intensificar os cuidados com a COVID-19”, destacou o promotor. E completou: “Pedi ao prefeito também que submetesse, de imediato, o projeto arquitetônico da Casa para olharmos o que precisa ser melhorado e ampliado, já que o imóvel precisa de reforma”.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias