Notícias

ISENÇÃO DE IPI PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NA COMPRA DE CARRO ZERO É PRORROGADA ATÉ 2026 

FOTO: Banco de Imagens

Pessoas com deficiência auditiva têm direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carro zero. O benefício é garantido para veículos com valor máximo de 200 mil reais e foi estendido até 31 de dezembro de 2026 por lei publicada no último dia de dezembro de 2021. 

Além de conceder o benefício, o texto reforça a necessidade de regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que exige uma avaliação para comprovação do problema. 

A regulamentação depende de decreto presidencial a partir da definição de um modelo único de avaliação biopsicossocial da deficiência. 

Levantamento da plataforma Webmotors aponta que a maior parte das pessoas com deficiência conhece o direito ao benefício de isenções de IPI, ICMS e IPVA, mas não sabe quais as regras para adquirir veículos nesse modelo.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) defendeu a prorrogação da isenção sob a justificativa de ser uma compensação à falta de acessibilidade ao sistema de transporte público de todo o país. 

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias