CidadeNotíciasSão João del-Rei

VEREADORES PROTOCOLAM PEDIDO DE ABERTURA DE CPI QUE INVESTIGA IRREGULARIDADES NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em coletiva de imprensa, realizada virtualmente pela plataforma Google Meet na manhã desta terça-feira (20), vereadores da Câmara Municipal de São João del-Rei anunciaram o requerimento de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na compra, armazenamento e distribuição de alimentos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na última semana, o promotor de justiça Dr. Adalberto Leite e vereadores de São João del-Rei visitaram a Casa Lar do Tijuco para a investigação de denúncia sobre a qualidade dos alimentos oferecidos às crianças da instituição. Dias depois, os vereadores também compareceram à Assistência Social, no bairro Matosinhos, onde são guardados os produtos que seriam encaminhados para a entidade, após outra denúncia de que o estoque continha alimentos vencidos.

Durante a coletiva, os vereadores falaram sobre os desdobramentos da ação de fiscalização na Secretaria de Assistência Social. Um dos pontos de destaque foi a questão da coordenação da Casa Lar do Tijuco. Eles alegaram que as mudanças no cargo à frente da gestão da entidade, realizadas também na última semana, não foram oficiais, visto que ainda não existe portaria publicada pela Prefeitura Municipal, informando as alterações.

De acordo com as autoridades, a CPI tem o objetivo de trazer transparência sobre as atividades desenvolvidas pela gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo a vereadora presentes na coletiva, a iniciativa foi motivada pela situação que encontraram durante a fiscalização na pasta. “Não existe um quantitativo exato de alimentos vencidos que encontramos na Secretaria, mas a quantidade era grande, vimos fardos inteiros de produtos com prazo de validade vencido. Inclusive, esses produtos estavam em más condições de armazenamento, o que impossibilitou a contagem”, afirmou.

No momento, o requerimento reúne a assinatura de cinco vereadores e já foi encaminhado à Presidência da Câmara Municipal de São João del-Rei, solicitando a abertura da CPI. Conforme o documento, o pedido é de que a Comissão tenha o prazo de 90 dias para apurar in loco os trabalhos executados pela Secretaria em questão.

Em entrevista à Rádio São João del-Rei, o Prefeito Nivaldo de Andrade disse que ainda não foi informado sobre a solicitação de abertura da CPI e que, em relação aos alimentos, as devidas providências já foram tomadas. A Secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, também falou com a equipe da Rádio São João sobre o pedido de CPI: “Tomei conhecimento da situação há pouco. Estou à disposição para responder o que for necessário. Uma gestão é feita de pessoas e estamos sujeitos a cometer falhas. A Secretaria também está aberta para quaisquer dúvidas e esclarecimentos”, destacou Aline.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cidade