São João del-Rei está há três semanas sem registrar novos casos de Dengue. A última vez que a Secretaria de Saúde da cidade informou uma ocorrência da doença foi no dia 04 de novembro. Com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (25), o município somou mais cinco notificações de Dengue, com um caso negativo e quatro em investigação.
Em relação a situação das outras doenças, Chikungunya e Zika Vírus, também transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em 2022, foram nove notificações de Chikungunya e apenas uma do Zika Vírus. A Dengue soma 372 notificações ao longo deste ano, com 197 casos positivos e 132 negativos. Outras 43 pessoas ainda estão à espera do resultado do exame.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, três pacientes acometidos pela Dengue foram internados no município. Dois deles receberam alta médica e um veio a óbito.
Os bairros com maior incidência de Dengue na cidade são:
– Tejuco: 66 casos;
– Residencial Lenheiros: 27 casos;
– Colônia: 12 casos;
– Matosinhos: 11 casos;
– Guarda-Mor: 10 casos.
Até a terça-feira (22), Minas Gerais registrou 88.050 casos prováveis – que são os casos notificados, exceto os descartados – de Dengue. Desse total, 66.601 casos foram confirmados para a arbovirose. A doença também causou 63 óbitos em Minas Gerais e 18 óbitos ainda são investigados até o momento, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde.
Em São João del-Rei, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei realizou um encontro, no dia 25 de outubro, para discutir o Plano Municipal de Contingência para o enfrentamento às arboviroses. O documento é elaborado com o intuito de auxiliar a Prefeitura Municipal de São João del-Rei como uma respostas às epidemias de Dengue e/ou Zika e/ou Chikungunya.
A pasta informou hoje que este documento foi entregue ao Secretário de Saúde, Renê Marcos, na semana passada e, só depois da aprovação do Secretário e do Conselho Municipal de Saúde, ele poderá ser colocado em prática.