O Grupo Doulas de São João del-Rei, através do Projeto de ‘Comemora-Ação’ da Lei da Doula, discute nesta quinta-feira (10) sobre: “O que é Violência Obstétrica”. A roda de conversa, para gestantes pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), será realizada no Núcleo Materno-Infantil, logo mais às 18h30.
A lei nº 21.053 da Deputada Estadual Mabel Canto (PSDB), que garante a presença de doulas nas maternidades e hospitais do Estado, foi sancionada no dia 23 de maio, pelo Governo de Minas Gerais.
Em São João del-Rei, a ação celebra um ano da aprovação da Lei das Doulas pela Câmara de Vereadores do município, que:
“Dispõe que maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do município de São João del-Rei serão obrigados a permitir a presença de doulas, durante todo o trabalho de parto, parto, perda gestacional, cesariana e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitadas pela pessoa gestante parturiente”.
As rodas de conversas do grupo de Doulas são espaços seguros de acolhimento, de escuta e de troca de informações, que promovem o bem-estar das mulheres grávidas durante a gestação, parto e puerpério. No evento gratuito haverá sorteio de brindes.
O Núcleo Materno-Infantil está localizado à Praça Carlos Gomes, no Centro de São João del-Rei.