Manifestantes reunidos bloquearam trecho do trevo do Elói na BR 265, em São João del-Rei. Eles protestam desde segunda-feira (31) contra os resultados nas urnas eletrônicas que elegeu, democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva para presidente do Brasil, disputa eleitoral encerrada neste domingo (30).
Segundo uma apoiadora do movimento no município, a manifestação segue tranquila, organizada e com assistência aos presentes, com comida e água. Apoiadores do atual governo, disseram não aceitar a candidatura específica de Lula, que derrotou o atual presidente, que tentava sua reeleição para um segundo mandato.
As equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estavam posicionadas no local, onde havia o bloqueio, para garantir a segurança pública, o tráfego e a ordem. De acordo com o Sargento Amaral, do 38º Batalhão de Polícia Militar de São João del-Rei, a polícia aguarda uma decisão de órgãos superiores para que as rodovias sejam completamente liberadas. A decisão já saiu do Supremo Tribunal Federal, segundo informado pelo Ministro Alexandre de Moraes.
O Sargento Amaral prestou alguns esclarecimentos à nossa equipe de reportagem, na ausência do Comandante Major Ricardo da Polícia Rodoviária Estadual, responsável pela equipe dos militares no dia de hoje.
O militar explicou que até o fim da tarde de hoje (01) nenhuma estrada sofre com o bloqueio total de tráfego de veículos, nos municípios do Campo das Vertentes. Estas estradas oferecem outros acessos de contorno estando, desta forma, parcialmente, desobstruídas. Observamos o tráfego normal de veículos de passeio e de serviços essenciais como ônibus coletivo e ambulâncias.
O chefe da equipe do Corpo de Bombeiros, o Sargento Nascimento, também prestou declarações à nossa reportagem. Segundo o bombeiro, os militares estão presentes no local desde a manhã desta terça-feira (1) e prestaram socorro a duas pessoas que passaram mal por hipertensão. As vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento e em seguida liberadas.
Caminhoneiros declararam que são obrigados a parar e impedidos de seguir viagem sob ameaças que terem seus veículos danificados. E solicitaram a intervenção do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
A reportagem da Rádio São João del-Rei esteve no local para cumprir o seu papel social de informar, fazendo a cobertura jornalística da manifestação, e os profissionais acabaram sendo coagidos por um grupo de manifestantes.
Num primeiro momento, o grupo nos cercou em círculo com o intuito de cessar nossa conversa com uma apoiadora da manifestação. Posteriormente, outros participantes do protesto começaram a proferir palavras ofensivas, cantar o hino nacional se virando para nós e rodear nossa equipe enquanto conversávamos com os policiais militares, com o claro intuito de constranger os repórteres.