Artesãos de cidades mais próximas podem realizar a inscrição cadastral no Sicab-Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro junto à Secretaria de Cultura e Turismo de São João del Rei. A pasta atua como mediadora regional dos artesãos dos municípios vizinhos, em parceria com o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes.
Além das informações pessoais e preenchimento do formulário exigido, cada artesão apresenta o produto de sua habilidade.
De posse de sua Carteira Nacional do Artesão, os artesãos estarão com a atividade artesanal formalizada, documento válido em todos os estados brasileiros que propicia diversos benefícios ao trabalhador.
Treze artesãs da cidade de Ritápolis, acompanhadas pela chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Paula Carribe, fizeram a solicitação da Carteira do Artesão. Segundo Marcus Januário, diretor executivo da Trilha dos Inconfidentes, a previsão é que dentro de dez dias, a Carteira Nacional do Artesão seja entregue a cada artesã ritapolitana. A solicitação também pode ser feita pelo site do Governo Federal.
Acesse:
https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato/cadastro-1