A Secretaria de Saúde de São João del-Rei atualizou nesta sexta-feira (28) a situação dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika vírus na cidade. A pasta registrou 13 notificações de Dengue nos últimos quatro dias, com um caso positivo, dois negativos e outros dez ainda aguardando o resultado do exame. As outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti não tiveram nenhuma ocorrência neste período.
Atualmente, o município soma 359 notificações de Dengue – com 196 casos positivos -, nove notificações de Chikungunya e apenas uma do Zika Vírus, desde o início do ano. E ainda foram registradas três internações causadas pela Dengue. Dois pacientes receberam alta médica e um veio a óbito.
O novo caso de Dengue na cidade foi registrado no bairro Vila Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os bairros com maior incidência da doença em 2022 foram o Tejuco, com 65 casos, Residencial Lenheiros, com 27 e Colônia, com 12 casos registrados.
O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu no final da manhã desta sexta-feira (28) um alerta laranja contra tempestades de até 100mm durante o dia, em 237 cidades mineiras. Também há riscos de ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo. Entre os municípios atingidos estão alguns do Campo das Vertentes, tais como São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Prados, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ritápolis e Barroso.
Diante disso, além dos cuidados com o corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, especialistas recomendam que as pessoas evitem as formas de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, uma vez que há uma grande chance de acontecer o acúmulo de água parada nas residências.