CidadeNotíciasSão João del-ReiSaúde

SECRETARIA DE SAÚDE DE SJDR PROMOVE DIA D CONTRA HIV, SÍFILIS E HEPATITES

FOTO: INTERNET

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei vai promover um DIA D contra as doenças HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Os profissionais de saúde estarão em alguns pontos no centro da cidade, neste sábado (15), na parte da manhã, das 9h às 12h, para a realização de testes rápidos. 

Até agosto de 2022, a pasta realizou 150 testes de Sífilis e notificou 60 casos da doença. Sendo: 06 gestantes notificadas e tratadas; 02 casos de sífilis congênita e 52 casos de Sífilis adquirida (não especificada). Os números casos de HIV adulto em 2021 foram 16 e em 2022 subiu para 30 casos da doença. Em 2021, foram contabilizados dois casos em gestantes, e em 2022 já são 03 casos. Já os dados de Sífilis são de 2021: sendo 13 casos de sífilis Congênita, 21 casos em gestantes e 27 casos de Sífilis adquirida.  

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva humana, causada pela bactéria Treponema pallidum. Geralmente, a transmissão ocorre  por contato sexual e começa como uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase apresenta irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. 

HIV é a sigla em inglês para a síndrome da  imunodeficiência adquirida. Causador da Aids, o vírus – que pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados – ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, e propicia o desenvolvimento de infecções oportunistas e potencialmente mortais. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS.

A hepatite B é um tipo de infecção viral que acomete o fígado. É causada pelo vírus da hepatite B (HBV), que está presente no sangue e nas secreções. Além disso, a doença também é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A aplicação da vacina contra hepatite B é fornecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Hepatite C – hepatite crônica pelo HCV – é uma doença de caráter silencioso que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. A maioria dos infectados não apresentam sintomas. Os casos sintomáticos são caracterizados por: fadiga, náuseas, perda de apetite e amarelamento dos olhos e da pele. A hepatite C é tratada com medicamentos antivirais. Em algumas pessoas, os medicamentos mais recentes podem até erradicar o vírus do organismo.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cidade