A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que já foi prorrogada, termina nesta sexta-feira (30). Desde 8 de agosto, os postos de todo o país oferecem a dose contra a doença a crianças entre seis meses e 5 anos incompletos. De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, até esta última quarta-feira (28), a cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças de 1 a 4 anos está em apenas 49,95% no município.
Portanto, a recomendação é que os pais ou responsáveis procurem a unidade mais próxima para imunizar as crianças, até esta sexta-feira. Este ano, o Ministério da Saúde estabeleceu como meta vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de crianças na faixa etária em questão.
Aproximadamente 51% das crianças em todo o país já foram imunizadas – o que significa que 7 milhões de brasileiros de 5 anos incompletos ainda não completaram o esquema básico, tomando as três doses previstas, ou não receberam a gotinha de reforço contra a paralisia infantil.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais, mas é prevenível por vacina. O Brasil recebeu certificação de eliminação da doença em 1994.