A capital mineira, Belo Horizonte, volta a promover o Festival do Queijo Artesanal de Minas, O evento já tem data marcada e ocorrerá nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade, também conhecido como Parque da Gameleira.
A 4ª edição pretende reunir dez regiões produtoras de queijo artesanal. E vai incluir neste ano, outros produtos mineiros que harmonizam com os queijos: vinhos, azeites, geleias, doces, cachaça, cafés, entre outros, com produção no estado.
O Festival de Queijo Artesanal de Minas é realizado pelo Sebrae do estado e o Sistema Faemg. De acordo com Ricardo Boscaro, analista do Sebrae Minas, o objetivo principal é promover a cultura e a origem do queijo artesanal mineiro, que possui as peculiaridades de cada região.
Estarão presentes no festival, o Queijo Artesanal de Alagoa, o Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, além do Queijo Minas Artesanal (QMA) das regiões de Diamantina, Serro, Triângulo Mineiro, Araxá, Cerrado, Serra do Salitre, Campo das Vertentes e Canastra. Cada região terá um estande onde os queijos dos produtores serão vendidos em conjunto. Ao todo, 72 produtores participando do evento.
O Parque de Exposições da Gameleira, fica localizado na Avenida Amazonas, número 6.020, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. E na sexta-feira (23) o evento começa às 18h e vai até as 22h. No sábado (24), das 11h da manhã às 22h e no domingo (25) das 10h às 18h.