O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda que ajuda milhões de famílias em todo o país. E o empréstimo do Auxílio Brasil está em discussão desde o início do ano como uma forma de crédito consignado para os beneficiários. O atual presidente Jair Bolsonaro sancionou a modalidade no começo do mês de agosto.
O Auxílio Brasil é destinado a famílias em situação de extrema pobreza. E famílias, em situação de pobreza, também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas menores de 21 anos.
Já o Empréstimo do Auxílio Brasil, para ser integralmente liberado, o Ministério da Cidadania precisa publicar uma regulamentação para solicitar o empréstimo. Esta regulamentação é importante para definir os requisitos, os prazos, as datas, as taxas de juros e os valores.
Segundo Ronaldo Bento, atual Ministro da Cidadania, a contratação do benefício está prevista para o início de setembro. É importante ressaltar que, mesmo quando a regulamentação for divulgada, cabe às instituições financeiras oferecer o empréstimo.
As instituições financeiras que já confirmaram que vão oferecer o consignado são: Caixa Econômica Federal, Banco Pan e Banco Safra. E o Banco do Brasil ainda não confirmou a adesão.