Um projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos, muares e jumentos da região. Esse é o Raízes da Marcha que busca o resgate histórico e a preservação cultural da região.
O roteiro já ganhou forças nas cidades que receberam os lançamentos: Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada e Prados. Agora, a Capital Mineira da Selaria – Dores de Campos – a cidade que carrega o principal nome da Inconfidência Mineira – Tiradentes – e a menorzinha do Brasil – Santa Cruz de Minas – estão se preparando para o lançamento do 4° ao 6° trecho da rota Raízes da Marcha.
O quarto trecho da rota será na Capital Mineira da Selaria – Dores de Campos -, cidade que tem sua história construída pelos tropeiros, há mais de dois séculos. E que detém um legado cultural e econômico, ao fazer com que 80% da sua população trabalhe, direta ou indiretamente, na produção de artigos à base de couro e acessórios de montaria em geral; herança dos tropeiros de séculos atrás.
O lançamento do trecho em Dores de Campos está marcado para sexta-feira, 22, às 10h, no Parque de Exposições Maria José de Melo, que fica na Rua Sebastião Resende, 930, bairro Paloma, em Dores de Campos.
Ao deixar a Capital Mineira da Selaria, o Raízes da Marcha chegará em Tiradentes que, ainda hoje, exala as características da Inconfidência Mineira. A cidade possui uma grande procura por passeios à cavalo e vários haras da raça campolina. O quinto trecho da rota será lançado em Tiradentes neste sábado, 23, às 9h no Criatório Maria Fumaça, no Km 1.7 da Estrada da Caixa D’ Água, em Tiradentes.
O circuito Trilha dos Inconfidentes passará também pelo marco zero da Estrada Real, em Santa Cruz de Minas, onde o turista poderá apreciar as várias quedas da Cachoeira Bom Despacho. O evento também será no sábado, 23, e está marcado na cidade para às 12h.
O projeto Raízes da Marcha envolve os seguintes municípios do circuito Trilha dos Inconfidentes: Entre Rios De Minas, São Tiago, Lagoa Dourada, Prados, Dores de Campos, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Madre de Deus de Minas e Carrancas.
Ao visitar estas cidades, o turista terá a oportunidade de experimentar diversas características do interior de minas gerais. o roteiro, portanto, será uma maneira de possibilitar ao visitante uma imersão no universo da ruralidade mineira, uma vez em contato direto com fazendas e ranchos, e também com as lojas de produtos característicos.
Acompanhe pelas redes sociais:
No Instagram: @tonatrilha
No Youtube: Tô na Trilha
No Facebook: facebook.com/tonatrilha.tur.br