O Prefeito Municipal de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, assinou na tarde desta sexta-feira (18) o Decreto n° 9.806, que desobriga o uso de máscaras em locais fechados no município. A medida já está em vigor e passa a valer a partir deste sábado (19).
No entanto, segundo a publicação, o uso de máscaras permanece obrigatório em instituições de saúde da cidade, como a UPA, os postos de saúde, o Hospital de Nossa Senhora das Mercês, a Santa Casa da Misericórdia, clínicas, consultórios médicos e laboratórios. A determinação também se estende ao uso dentro de veículos destinados ao transporte coletivo das linhas municipais e intermunicipais.
De acordo com a recomendação do governo de Minas Gerais, os municípios deveriam apresentar uma taxa de pelo menos 80% da população vacinada com duas doses e 70% com a dose de reforço para permitir a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados. As cidades mineiras têm autonomia para aderir à decisão do governo.
Até o momento, segundo o Vacinômetro, São João del-Rei possui 97,62% da população vacinada com a primeira dose, 94,68% com a segunda, mas apenas 47,62% com a dose de reforço.