Segundo os dados do Vacinômetro, São João del-Rei já imunizou cerca de 97,14% da população com a primeira dose, 93,71% com a segunda, mas apenas 46,25% com a dose de reforço contra a Covid-19. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço para toda população adulta que completou os quatro meses de aplicação da segunda dose.
A expectativa, segundo o Secretário de Saúde de São João del-Rei, Renê Marcos, é que o município alcance cerca 70% da população imunizada com a dose de reforço já na próxima semana. “Nós estamos vacinando cerca de 950 a 1 mil pessoas por dia. No último domingo (13), nós vacinamos 940 pessoas”, informou o secretário.
O reforço é considerado fundamental para prevenir complicações, hospitalizações e óbitos em decorrência do novo coronavírus. Em São João del-Rei, a Secretaria Municipal de Saúde continuará a aplicação das doses de reforço e repescagem nesta quinta (17) e sexta-feira (18), das 8h às 11h, no Cenep.
Para receber o imunizante, basta apresentar um documento de identificação com o CPF e os comprovantes de doses anteriores e de residência.
A mudança do ponto de vacinação para o Cenep tem gerado ediversas críticas da população, que tem enfrentado dificuldade de acesso ao local, além de um longo período de espera nas filas. Quanto a isso, Renê explica que a imunização permanecerá no Cenep apenas até este mês para que o máximo de crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas.
Além disso, de acordo com o secretário, a pasta tem enfrentado um déficit de funcionários, por isso a decisão de concentrar a imunização em apenas um lugar.