O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE), publicou o Boletim do Mercado de Trabalho em São João del-Rei, referente ao segundo trimestre de 2024. Segundo o grupo, no período analisado, houve a geração de 269 postos de trabalhos formais no município, com todos os setores apresentando saldo positivo, tendo o setor de serviços apresentado o maior número, contabilizando 156 novas vagas.
O cálculo é feito considerando o número de admissões em relação ao número de demissões no período. A maior taxa de desligamento está no setor de comércio, com 838 demissões. Entretanto, o número de contratação foi de 883, apresentando saldo de 45 vagas.
Conforme a pesquisa, São João encerrou o segundo trimestre com 19.707 empregos com carteira assinada, representando uma elevação de 2,43% em relação ao mesmo período de 2023. Ainda, entre abril e junho, 171 novas vagas foram criadas para homens, enquanto para as mulheres foram 98.
Foram criadas 93 novas vagas de emprego para faixa etária de 18 a 24 anos no 2º trimestre, representando a maior parcela de contratações formais. Em contrapartida, o grupo etário de 30 a 39 anos foi a única faixa etária que apresentou um saldo deficitário, com uma perda de 15 postos de trabalho.