A barragem 14 de Julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, rompeu parcialmente na última quinta-feira dia 05 de Maio. O governo do RS orienta os moradores de municípios próximos, como Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado, que deixem as áreas de risco e busquem abrigo em regiões mais altas.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, enviou no dia 02 de Maio, equipes de apoio ao Rio Grande do Sul. O objetivo é auxiliar nas ações de busca e salvamento de vítimas das inundações provocadas pelas chuvas que atingiram o estado.
Ao todo, 28 militares do CBMMG foram transportados por viaturas terrestres e por aeronaves. Parte da Academia de Bombeiros Militar, de Belo Horizonte, partiu na quinta-feira, dia 02. Uma segunda aeronave estará decolando nesta manhã, da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, levando bombeiros e equipamentos especializados para salvamento.
Para aqueles que desejam fazer doações em forma de recursos financeiros, podem usar o CNPJ: 92.958.800/0001-38. Essa é uma conta SEGURA para doações, administrada pelo Estado com o acompanhamento de entidades, segundo informações do governador do estado, Eduardo Leite.