A Ferroviária-SP voltou a bater o Athletic, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Brasileiro Série D, e conquistou a sua vaga para disputar uma final nacional após 29 anos. A partida deste domingo (10) terminou com a vitória da Locomotiva por 2 a 1, na Arena Independência, em Belo Horizonte. No confronto de ida, a equipe paulista conquistou a vantagem por 1 a 0.
O Athletic criou boas jogadas ao longo do primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar e definir o resultado. Por outro lado, a Ferrinha conquistou o equilíbrio da partida e saiu na frente com Vitor Barreto, aos 27 minutos, que recebeu um cruzamento dentro da área e balançou a rede. Ao longo da primeira etapa o Alvinegro quase empatou, mas errou nas finalizações dos lances.
O segundo tempo começou com o time mineiro impondo mais o ritmo de jogo, mas uma falha na marcação possibilitou que Filipinho aumentasse a vantagem dos visitantes, aos 9 minutos. Aos 24, o árbitro marcou pênalti a favor do Athletic, mas a decisão foi anulada após sete minutos de conferência do VAR, que apontou impedimento de Douglas Pelé.
Em busca do resultado, o Athletic diminuiu a diferença do placar aos 38 minutos, quando Allan Dias aproveitou o cruzamento de Carlos Eduardo dentro da área da Locomotiva. O gol deu um novo gás ao Esquadrão de Aço que quase empatou momentos depois. Nos acréscimos, o jogador Carlos Eduardo foi expulso por fazer uma entrada forte em Xavier, que também levou vermelho por partir para cima do adversário.
A Ferroviária aguarda o resultado do confronto entre Caxias e Ferroviário-CE para descobrir quem enfrentará na final da Série D. Conforme divulgado pela CBF, as partidas decisivas serão disputadas nos dias 17 e 24 de setembro. Após realizar uma histórica temporada no futebol brasileiro, o Athletic encerra o calendário de competições neste ano. Em 2024, o clube disputará o Campeonato Mineiro, a Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.