O Setor de Endemias atualizou para 29 o número de casos notificados de febre maculosa em São João del-Rei, dos quais quatro já foram descartados. Até o momento, o município permanece investigando 25 casos suspeitos da doença, conforme aponta o boletim epidemiológico divulgado na manhã desta sexta-feira (1º) pela pasta.
Entre os casos investigados, 21 amostradas foram coletadas em pacientes do sexo masculino e oito do feminino. Ainda de acordo com os dados, 15 casos foram notificados entre crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, enquanto 14 foram entre os jovens e adultos de 16 a 90. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também contabiliza outras sete notificações doença, registradas em pacientes de municípios vizinhos.
A febre maculosa é uma doença febril aguda que pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até as mais graves, com elevada taxa de letalidade. A enfermidade é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.