A Câmara Municipal dos Vereadores de São João del-Rei aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (29), o Projeto 7.926. A proposição declara as mangueiras localizadas na Avenida 31 de Março como patrimônio cultural do município.
O tombamento de bens materiais e imateriais é uma das maneiras de manter vivas as riquezas, memórias e histórias de um país. Quando um bem é tombado, ele passa a estar, a partir de então, sob a proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado. No caso das mangueiras, oito delas estavam sob a ameaça de serem cortadas.
A votação do projeto foi conturbada, repleta de discussões acaloradas entre os parlamentares. A maioria dos vereadores se posicionaram de forma favorável ao propósito (sete deles), três reprovaram e um se absteve. Sargento Machado (PRTB) não votou, uma vez que é o presidente da Casa Legislativa mas, em entrevista à Rádio São João del-Rei, ele deixou sua posição. “Achei uma ação importante e sou contra o corte de árvores”, disse.
No plenário, também estiveram presentes enfermeiros, que apresentaram faixas reivindicando o pagamento do piso salarial da profissão. O valor foi sancionado no dia 12 de maio deste ano e deve ser pago até o próximo dia 21 de setembro. Algumas cidades já realizaram o pagamento, mas, em São João del-Rei, a votação do projeto deve ocorrer na próxima sessão da Câmara, na terça-feira da semana que vem (05).