Nesta quinta-feira (03), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.646, que confere o título de Capital Nacional do Rocambole à Lagoa Dourada, cidade da região do Campo das Vertentes.
O projeto, de autoria do deputado federal Aécio Neves (PSDB), já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na última quarta-feira (02), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o sancionou.
A produção e comercialização do doce é uma das principais fontes econômicas do município, sendo responsável pela geração de empregos e renda na região. A importância do rocambole de Lagoa Dourada para a economia e a cultura local foi oficializada em 2007, quando o doce se tornou Patrimônio Imaterial Municipal pelo Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), resguardado pelo Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
O título de Capital Nacional do Rocambole dará ainda mais visibilidade à tradição e ao produto. Nos últimos 20 anos, pelo menos 52 cidades brasileiras se tornaram capitais nacionais temáticas com o objetivo de estimular setores da economia local, o turismo e fortalecer tradições culturais.