A campanha de vacinação contra a gripe se encerrou na última segunda-feira (31) em Minas Gerais. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram aplicadas 6,8 milhões de doses no estado, englobando cerca de 64,36% do público-alvo e apenas 34,64% da população indígena. A meta da pasta é atingir 90% de imunização.
Em São João del-Rei, a cobertura vacinal dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores de saúde e professores) foi de 45,36%, tendo sido aplicadas 25.344 doses da vacina. De acordo com informações da pasta municipal, as Unidades de Saúde ainda têm vacinas contra Influenza para a população geral e estão administrando.
Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orientou os municípios a avaliarem a realidade local e os estoques disponíveis. Ao todo, foram distribuídas cerca de 8,5 milhões de doses do imunizante contra o vírus Influenza às cidades mineiras.
“A recomendação é que seja dada sequência na vacinação da população com idade superior a 6 meses, a fim de otimizar as doses, garantindo o estoque ao longo do ano para atender situações excepcionais”, explicou a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Jaqueline Oliveira.