O boletim epidemiológico divulgado pelo Setor de Endemias, na manhã desta sexta-feira (28), aponta o aumento de 90 novos casos positivos de Dengue registrados em São João del-Rei nos últimos sete dias. Com essa atualização, o município soma 837 confirmações e 2.430 notificações da doença em 2023, enquanto aguarda o resultado de 220 exames.
Em relação à febre Chikungunya, os dados indicam o registro de mais 7 casos positivos da doença, chegando ao total de 279. As notificações totalizam 602, ao passo que 14 testes permanecem sob investigação. Até o momento, o município não contabiliza nenhum caso positivo de Zika vírus, apenas duas notificações que ainda aguardam o resultado.
Conforme o boletim epidemiológico, as localidades que registram um maior índice de casos positivos de Dengue são: Matozinhos (144), Tejuco (90), Bom Pastor (47), Guarda-Mor (38) e Senhor dos Montes (38). Já os bairros com maior incidência de casos confirmados de Chikungunya são: São Geraldo (69), Bela Vista (59), Dom Bosco (42) e Araçá (24).
Como ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o Setor de Endemias começou, na última segunda-feira (24), uma nova etapa de aplicação do sistema Aero System nas residências dos bairros Guarda-Mor, Bonfim, Cyro Cardoso, Segredo, Várzea do Faria, Parque Real, Rio Acima, Vila Brasil, Vila Belizário, Vila Marchetti, Jardim Central e Matozinhos (Praça Pedro Paulo).
A previsão é que a ação ocorra até o final do mês de agosto. A aplicação do inseticida através de aerossol tem como principal objetivo reduzir os índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, criando uma barreira de contenção na disseminação de casos das doenças no município.