Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região absolveu definitivamente e por unanimidade o Deputado Aécio Neves das acusações feitas por delatores da JBS. A decisão foi tomada pela 11ª turma da corte, e confirma a resolução anterior da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que já havia inocentado o deputado da acusação feita em 2017 pelo Ex-procurador Geral Rodrigo Janot.
O próprio delator Joesley Batista reconheceu na Justiça que nunca houve qualquer tipo de irregularidade na relação mantida com o político. “Há seis anos, alguns agentes públicos que deveriam garantir a aplicação da lei e fazer justiça se auto proclamaram justiceiros e passaram a acusar aqueles que consideravam adversários e seriam obstáculos a seu projeto de poder”, criticou o deputado.
Por meio de um comunicado divulgado à imprensa, o político enfatizou que os ataques sofridos por ele nos últimos seis anos também atingiram o seu projeto de centro de centro reformista. “As cicatrizes das injustiças que sofri me acompanharão para sempre, mas a minha disposição para ajudar a construir um projeto de país onde o ódio e os ataques deem lugar à convergência e aos avanços continua a mesma”, reforçou.
A decisão foi comemorada por Aécio, que também à dedicou aos seus familiares, amigos e eleitores que o apoiaram durante o julgamento do processo. “Hoje comemoro não uma vitória pessoal, mas a vitória da Justiça! E que isso possa servir de exemplo e levar à reflexão aqueles que não se constrangem em atacar a honra alheia para atingir seus objetivos pessoais ou políticos”.