A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei contabiliza 17 casos suspeitos de febre maculosa, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Setor de Endemias. Deste total, 12 pacientes que aguardam os resultados dos exames residem em São João del-Rei, enquanto os outros 5 são moradores de municípios da região.
Ainda segundo os dados do boletim epidemiológico, oito dos pacientes são-joanenses são homens e quatro são mulheres, dos quais seis são crianças na faixa etária dos 0 a 15 anos e seis são adultos dos 16 a 60 anos.
Até o momento, as localidades que contabilizam casos notificados da febre maculosa são: Colônia do Marçal, Colônia do Bengo, Fábricas, Girassol, Residencial Dom Lucas, Rio Acima, Senhor dos Montes, Tejuco e Pio XII.
A febre maculosa é uma doença febril aguda que pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até as mais graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.